Saber usar o tempo ocioso em uma partida de tênis.


Por que o jogo de tênis é mental ?
Ola Amigos, atletas true tennis.
Estava lendo este artigo e como estamos na era de compartilhamento, vale apena ler é bem interessante.
A conquista de Roland Garro Pela tenista russa Maria Sharapova frente a italiana Sara Errani por 6x3 6x2 apresentou um dado interessante para o psicólogo esportivo. ( Aparecido Soares de Meneses ). A partida final do aberto de França demorou 90 minutos, só que de jogo real mesmo, ou seja, bolinha tocando a corda da raquete,seques e rebatidas, somente 24 minutos e 52 segundos de jogo. Isto mesmo, acreditem, 27,24% do tempo Sharapova e Errani jogaram tênis, nos outros 65 minutos e 48 segundos, elas estavam paradas, foram quase  1 hora e seis minutos em que simplesmente não houve jogo de tênis. Na verdade todo este tempo ocioso de jogo, 72,76%, deveria servir para que as tenistas buscassem a tal famosa e desejada concentração.

O maior ganhador do aberto da França, Rafael Nadal, sabe como otimizar bem todo o tempo que passa sem rebater as bolas, em seu livros Rafa – minha história, ele diz: “ Você precisa criar uma armadura para se proteger , se transformar em um guerreiro, é uma espécie de auto-hipnose, um recuso para disfarçar suas fraquezas para sim mesmo e para seu rival...  Não preciso pensar no que estou fazendo, é algo que apenas executo como se estivesse em transe”
Esta em fluxo é o que nos psicólogo esportivos  chamamos de como o estado de excelência de concentração, no entanto o húngaro Mihaly Csi kszentmihalyi ( pronuncia –se “ chics sent mi Raí”) após ler os escritos de Carl Jung, trouxe para a psicologia o conceito de Flow, os americanos mais tarde chamaram “ the Zone”.
Mihaly em busca de descobrir cientificamente a chave para o sucesso de espécie humana, entrevistou  milhares de pessoas, as perguntas eram: quando é que o tempo para ? quando é que você se encontra fazendo exatamente o que quer, desejando que não acabe nunca ?

Para a tenista russa Maria Sharapova, fica uma hora e trinta minutos em busca de torneio que faltava pra ela completar o Grand Slan, de certo que foi um desafio principalmente porque teve de ficar a maior parte do tempo, tendo que controlar sua ansiedade, neste sentido podemos afirmar que a bela russa estava fazendo exatamente o que queria, o tempo parou a nova numero um do mundo !
A mensuração da final feminina de Roland Garros 2012 tem como objetivo ressaltar a importância da psicologia esportiva n o tênis, torna – lá um instrumento científico através de números e dados, elem é claro  de legitimar a sua utilização. Ao  contrário de que muitos pensavam, o tempo ocioso no tênis é muito grande, os tenistas para lidar bem com este tempo, deveriam aprender mais sobre reestruturação cognitiva, sobre respiração,visualização,ativação e outras técnicas psicologia.
Nunca é demais lembrar que a parte mental também pode ser treinada e geralmente o prepara psicologia é que irá definir, selecionar e distinguir um grande jogador de um simples jogador, aquele que acredita que vai chegar lá, daquele que tem duvidas, e como dizia e americano Richard Williams, “ se você pode treinar o psicológico de alguém, pouco importa o que você esta ensinando, mesmo que ele não tenha braço perna, olhos, ele será bem sucedido.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário